Superando barreiras comuns para uma consulta eficaz sobre psoríase

Como resistir ao apelo da coceira

Controle sua coceira

Psoríase e irritação da pele, muitas vezes andam de mãos dadas, com muitas pessoas relatando surtos regulares de coceira na pele. Embora coçar realmente não faça a psoríase se espalhar, na verdade interfere na cicatrização. Então, como você pode evitá-lo? Há vários passos que você pode tomar para ajudar a lidar com os sintomas da psoríase e controlar a coceira. Aqui estão sete ideias simples3 que podem fazer a diferença:

Certifique-se que você está tratando a psoríase

Para obter ajuda com sua coceira, você precisa focar na causa base – a sua psoríase. Cremes emolientes podem ajudar a acalmar a pele e mantê-la úmida, enquanto muitos tratamentos cremosos ou pomadas contêm ingredientes que podem reduzir tanto a coceira quanto a inflamação. Mantenha um frasco de creme emoliente do lado de sua cama para que você possa aplicar imediatamente se você acordar e sentir o desejo de coçar

Quando você coça a pele ferida, você a impede de melhorar.

Tome um banho terapêutico

Banhos longos em água quente removem a umidade da pele. Certifique-se de que a água não está muito quente, e na hora de se secar tente dar tapinhas em sua pele, em vez de esfregá-la. Depois, hidrate suavemente a pele com um creme emoliente ou pomada e nos meses mais ensolarados, aplique um protetor solar na pele exposta.

Aliviar a área afetada

Aplique uma compressa fria na área afetada. Uma coceira forte é muitas vezes acompanhada por uma sensação de queimação e resfriar a pele pode ajudar a reduzir a vontade de coçar.

Não deixe sua pele ficar muito seca

A pele seca sente mais coceira do que a pele hidratada, por isso hidrate a pele regularmente com creme emoliente ou pomada. O inverno tem um péssimo efeito em sua pele. A combinação de ar seco, calefação, vento, frio, roupas pesadas e diminuição da exposição à luz solar pode apresentar desafios quando você tem psoríase. No verão, o ar condicionado forte também pode secar a pele. Assim, mantenha sua pele bem hidratada e considere o uso de um umidificador, especialmente durante o inverno.

Roupas e sapatos

Use roupas leves e ventiladas que não irritam a pele. Evite roupas sintéticas que impedem a transpiração e podem irritar quando em contato com a pele. Se os seus pés são afetados, escolha sapatos que mantém os pés frescos e secos, permitindo que o ar circule livremente. Evite calçados sintéticos e tente utilizar espuma, polímero, cortiça ou palmilhas cheias de água para atuar como amortecedores e aliviar a pressão sobre a pele. Tente ficar longe de sapatos com bico fino, e evite usar meias ou calças justas feitas de fibras sintéticas.

Resista à vontade de coçar

Embora coçar não promoverá a propagação da psoríase, pode inflamar a pele ainda mais, fazendo com que as lesões se tornem mais dolorosas e mesmo rachadas. E quando você coça a pele ferida, você a impede de melhorar. Isso pode fazer você se sentir mais estressado, o que pode piorar os sintomas. Técnicas de distração podem ajudar. Anote o que desencadeia a coceira – por exemplo, estar no telefone, assistindo TV – encontre comportamentos substitutos para parar a coceira.

Peça ajuda ao seu médico

Se a coceira está realmente te entristecendo, discuta o assunto com o seu médico. Ele poderá recomendar um tratamento alternativo para a sua condição; ou colocá-lo em contato com um grupo de apoio, o que permitirá que você discuta estratégias de enfrentamento com as pessoas em uma situação similar.Esperamos que estes sete passos simples possam fazer a diferença se a coceira estiver lhe afetando. A coisa mais importante a lembrar é que você não está sozinho, e que a ajuda está disponível. Tudo que você tem a fazer é pedir.