Controlando a coceira

Dicas para lidar com a coceira na pele

QualityCare™ | Dicas para lidar com a coceira na pele

O que você pode fazer para acalmar a pele

Embora o ato de se coçar não faça com que a psoríase se espalhe, isso interfere na cicatrização. Então, se quiser diminuir seus sintomas, é muito importante tentar  aliviar a irritação que o faz se coçar. Consulte sempre o seu médico se tiver dificuldade em lidar com esta questão.

Felizmente, há uma série de coisas que podem ser feitas para lidar com a irritação da pele.

Mantenha sua pele hidratada

Os dias quentes de sol podem deixar sua pele ressecada, assim como o ar condicionado. O inverno também pode causar danos à pele. A combinação de ar seco, vento, frio, roupas pesadas e pouca exposição à luz solar podem criar sérios problemas quando se tem psoríase.

A pele, quando ressecada, está mais propensa a apresentar coceira do que quando bem hidratada, por isso procure sempre mantê-la hidratada. Só use produtos suaves de cuidados para pele e evite perfumes e produtos que contenham álcool, que podem irritar a pele.

Fale com o seu médico para saber o que é o mais adequado para você.

Prefira banhos mornos a banhos quentes

Longos banhos em água quente removem a umidade da pele. Por isso, opte sempre por banhos mornos e de curta duração.

"Algumas técnicas de distração podem ajudar a aliviar a coceira"

Massageie a pele ressecada

Após o banho, seque-se cuidadosamente com uma toalha macia, encostando a toalha em vez de esfregar. Depois de seco, aplique delicadamente um hidratante e um protetor solar para manter a pele bem hidratada e protegida contra os raios nocivos do sol. Fale com o seu médico se tiver alguma dúvida sobre como cuidar melhor de sua pele.

Tenha uma boa noite de sono

Se tem problemas para dormir quando a psoríase inflama, você não está sozinho. Certifique-se de que seu quarto é arejado e de que sua cama é confortável. Mantenha um creme hidratante ao lado de sua cama para que possa aplicar imediatamente ao acordar eliminando a vontade de coçar. Recomendamos que fale com o seu médico se você tem problemas para dormir.

Tenha força de vontade para lidar com a doença

A psoríase relacionada à coceira nas pernas e joelhos pode ser muito incômoda. No fim de um longo dia, a má circulação pode provocar inchaço em seus tornozelos, agravando a coceira nessas áreas.

Se tem psoríase nos pés, escolha sapatos que os mantenham frescos e secos, permitindo que o ar circule livremente.

Encontre soluções alternativas

Algumas técnicas de distração podem ajudar a aliviar a coceira.Anote tudo o que desperte a vontade de coçar - por exemplo, falar ao telefone, assistir à TV - e encontre soluções alternativas para fazer com que pare com o mau hábito.

Fale com seu médico

Se a coceira está realmente lhe incomodando, discuta o assunto com o seu médico. Lembre-se, todos somos diferentes e, por isso, alguns tratamentos funcionam melhor para algumas pessoas do que  para outras.